O consultor financeiro de 51 anos, que roubou £ 15 milhões de investidores, não compareceu a uma audiência na semana passada. Seu advogado alegou que tinha medo de comida não kosher que talvez não fosse capaz de preparar em outra prisão.
O consultor financeiro de 51 anos, Freddy David, usou sua reputação de vender produtos de investimento a seus clientes em uma comunidade judaica como diretor administrativo da HBFS Wealth Management. No entanto, os produtos de investimento vendidos não existiam; portanto, o dinheiro foi inteiramente para financiar o vício em jogos de jogo do acusado.
Como você trapaceia uma igreja em £ 15 milhões?
Durante um período de 10 anos, o consultor financeiro roubou £ 14.545.594 (cerca de € 16.687.000) de 55 clientes. O homem usou sua reputação na comunidade judaica em Londres para isso.
O plano de David começou com um produto de investimento falsificado em uma "conta do Banco Imaginário da Escócia". David havia começado sua carreira no Bank Barclays. Ele então fundou o HBFS Wealth Management. Era uma "empresa de consultoria financeira e gerenciamento de patrimônio feita sob medida". Ele detinha 75% das ações da empresa, em comparação com 25% para sua esposa Hannah David. A Companhia é regulamentada pela Autoridade de Conduta Financeira.
Ele criou um produto de investimento para financiar que nunca existiu. Para isso, ele falsificou documentos. Além disso, em 2018, nos últimos meses de sua fraude, ele pagou antigos investidores com o dinheiro dos novos investidores. Portanto, é um sistema de pirâmide que ele construiu, que é semelhante a um sistema Ponzi.
Portanto, ele pegou o dinheiro dos investidores e desviou dinheiro para si mesmo. Ele falsificou documentos sobre os lucros dos investidores e pagou parcialmente investidores antigos com dinheiro novo. Em contraste com um sistema clássico de bola de neve, os investidores dos gerentes de investimento eram muito conhecidos.
Diz -se que são 55 pessoas idosas ou parcialmente com deficiência. A maioria das vítimas conhecia David pessoalmente. Ele os visitou em suas casas e explicou os investimentos individuais. No total, ele conseguiu ganhar cerca de 14,5 milhões de libras, o que em parte representava todas as economias dos clientes.
Os detalhes das vítimas são conhecidos?
Em 2018, cinco vítimas testemunharam perante o tribunal. Leon W., de Wembley, investiu cerca de £ 300.000 (€ 345.000). Foi todas as suas economias após 52 anos de trabalho. De acordo com suas próprias declarações, o dinheiro foi economizado muito estritamente. A família comeu apenas duas refeições por dia. Nos dias frios, os casacos eram usados no apartamento porque você não podia pagar uma conta de alta eletricidade. O pai da família Leon descreveu sua situação atual naquela época:
Ele destruiu minha família. Ficamos sem um tostão e eu estava pensando em cometer suicídio. Eu queria pular na frente de um trem, mas queria enfrentar Freddy David no tribunal.
Shiri K. fez uma declaração em nome dos pais. Eles investiram no sistema falso em 2017. Ela disse que sua vida foi transformada em um pesadelo. O gerente era "sorrateiro, arrogante e astuto". Mesmo quando o pai perguntou se ele deveria tirar o dinheiro do investimento, David o aconselhou contra. Shiri também disse à notícia que havia pelo menos uma vítima em Israel que teve que deixar sua aposentadoria para casa porque não poderia suportar os custos.
Auriol W. tem 82 anos e também investiu. Não apenas o dinheiro deles, mas também a paz de espírito foi roubada. Seu marido Sam chamou o consultor de investimentos de "a pessoa mais desprezível que ele já conheceu".
Como você notou a tontura?
A Autoridade de Conduta Financeira começou a investigar o HBFS em novembro de 2017. Nesse ponto, David transferiu £ 176.000 (£ 200.000) do dinheiro roubado para a conta de sua mãe. O tribunal também tentou vender HBFs. A empresa foi finalmente liquidada em março de 2018.
Após o início da investigação, ele foi preso e entrevistado várias vezes. No começo, ele não queria saber nada sobre fraude. Ele garantiu aos investidores assustados da segurança do dinheiro. Em fevereiro de 2018, David voltou -se para uma delegacia de polícia, admitiu a fraude e os deixou com uma lista de 48 pessoas de quem ele havia recebido fundos. Durante esse período, no entanto, ele continuou legalmente a administrar os negócios de sua empresa.
O que aconteceu com o dinheiro?
Durante a investigação, iniciada em 2017, ele havia transferido cerca de £ 176.000 para sua mãe. Ele também usou o dinheiro para financiar viagens à Grécia e Israel. Ele também pagou as taxas escolares de seus três filhos com o dinheiro roubado. No restaurante "Let's Meat" em Borehamwood, ele investiu cerca de £ 80.000 em dinheiro roubado.
No entanto, ele gastou mais dinheiro para financiar seu vício em jogos de azar. Diz -se que ele às vezes perdeu até 10.000 libras em média nos cassinos. O tribunal, Southwark Crown Court, também alegou que havia perdido 36.000 libras alguns dias antes da prisão final.
Que julgamento foi pronunciado no tribunal?
Antes do tribunal, ele pelo menos demonstrou remorso por sua ação. A seguinte citação de David é citada repetidamente para deixar claro:
Eu, compreensivelmente, o inimigo número um do estado na comunidade judaica. Eu tenho muito poucos amigos e eu entendo o porquê.
A alegação de fraude o colocou na prisão por seis anos em 2018. Ele também foi suspenso como diretor de uma empresa por 10 anos. O veredicto foi pronunciado no Southwark Crown Court.
Compensação às vítimas através do novo processo legal
Atualmente, está sendo feita uma tentativa de recuperar o dinheiro das vítimas como parte de um julgamento de apreensão. Atualmente, os promotores estão investigando a fortuna do fraudador condenado para recuperar os milhões de libras ausentes. Entre outras coisas, é verificado se, por exemplo, a casa pode ser leiloada.
No entanto, David se recusou a ser transferido da prisão de Ford, em West Sussex, para o HMP Wandsworth. Sabe -se que as pessoas que vêm ao Southwark Crown Court por dois dias retornarão a Wandsworth primeiro. O preso estava preocupado com o fato de não voltar à prisão de Ford. A defesa explicou o passo da seguinte maneira:
Ele está preocupado com o fato de não poder retornar à Ford. Ford permite que ele cozinhe suas próprias refeições devido às instalações abertas e, ao preparar sua comida, ele pode segurar sua crença. Ele não estava preocupado em não querer participar hoje.
O juiz responsável ficou parcialmente horrorizado com o problema especial e apenas comentou:
Este Tribunal lidou com muitos réus judeus ortodoxos e nunca foi um problema.
A nova audiência foi adiada para quinta -feira (11 de março de 2020). Em seguida, pode mostrar se as vítimas ainda têm a chance de recuperar parte do dinheiro. O caso de fraude naquela época chocou muitas pessoas por causa da altura e ainda move a mente. Talvez os investidores recebam pelo menos parte do dinheiro pago.
Seja o primeiro a comentar